O Masterlab Laboratório possui um sistema de informática que garante a segurança de todos os procedimentos, desde a chegada do cliente até a retirada dos resultados.

O cadastramento do paciente gera etiquetas contendo código de barras, que identificarão os tubos no momento da coleta do material. Os tubos assim identificados são distribuídos para os setores correspondentes, evitando com isso erros pré-analíticos.

A equipe do setor transfere os tubos para equipamentos automatizados, capazes de ler os códigos de barras e realizar os exames solicitados.

Os profissionais de nível superior responsáveis pelo setor tem critérios pré-estabelecidos para avaliar a performance diária de cada equipamento, e recalibrá-lo quando necessário, ou repetir algum exame para confirmação de resultado, desde que esteja fora dos limites de normalidade.

Apesar de o interfaceamento dos equipamentos dispensar a digitação dos resultados, os mesmos só são liberados para impressão depois de avaliados pelo bioquímico responsável pelo setor.

Os exames que necessitam ser feitos manualmente são realizados por técnicos de laboratório treinados e experientes, com orientação do bioquímico responsável, ou por ele próprio, dependendo da complexidade e detalhamento do procedimento em questão.

Para cada exame realizado no Masterlab ficam registrados no sistema a data e hora do cadastro do paciente, da coleta do material, da realização do exame, da liberação do resultado e da impressão do laudo, bem como o nome da pessoa responsável por cada uma das etapas, permitindo o acompanhamento de cada exame passo a passo (Rastreabilidade).